Com o clima tropical de nosso país, o ar-condicionado nos carros é um item praticamente obrigatório e cada vez mais incluído nos modelos que saem das montadoras brasileiras. Afinal, ele proporciona maior conforto tanto na cidade quanto na estrada, sendo essencial, principalmente para trajetos mais longos.

Contudo, ainda que seja extremamente comum e façam parte do dia a dia das pessoas, muitos não sabem como utilizá-lo da maneira correta e otimizar seus benefícios. Portanto, se você tem interesse no assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim. 

  1. Mantenha-o sempre funcionando

Nossa primeira dica para fazer com que o ar-condicionado funcione sempre da maneira correta é ligá-lo, pelo menos, uma vez por semana. Isso porque, caso fique muito tempo desligado, o sistema tende a perder o gás refrigerante, algo comum de acontecer em carros usados com muitos anos de vida. Inclusive, dependendo do caso, é necessário até mesmo realizar a recarga do gás, sendo que essa nem sempre é uma garantia do funcionamento correto. 

  1. Abra as portas e vidros

Em dias muito quentes, quando deixamos o carro no sol, a tendência é entrar no veículo e já ligar o ar-condicionado no máximo. Contudo, em vez disso, o indicado é abrir portas e janelas e esperar alguns segundos.

Depois, saia com o carro ainda com os vidros abertos para que o calor se dissipe e em seguida ligue o ar condicionado, que pode estar no máximo, sem problemas. Uma boa dica é direcionar as saídas de ar para cima, pois assim o frio irá cair e resfriar uma área maior. Então, somente quando perceber a melhora, pode fechar os vidros. 

  1. Dias frios 

O ar-condicionado não precisa ser usado somente em dias muito quentes, pois mesmo em temperaturas medianas, o vento de fora pode incomodar. Nesse caso, deixar o ar em temperatura média é uma boa opção. Além disso, em dias frios, o ar-condicionado será um ótimo aliado para desembaçar os vidros de forma rápida. 

  1. Considere o uso na estrada

O consumo de combustível nas rodovias tende a ser menor, visto que o veículo opera em marchas de velocidade e com aceleração contínua. Além disso, deixar os vidros abertos pode afetar a aerodinâmica do automóvel, interferindo no desempenho e consumindo mais do que se estivesse com os vidros fechados.

Fora isso, viajar com janelas abertas pode gerar desconforto devido ao barulho, além de trazer impurezas para dentro do carro. Portanto, se quer conforto, segurança e melhor desempenho, considere o uso do ar-condicionado. 

  1. Faça a manutenção periódica

O recomendado é procurar uma empresa especializada em ar-condicionado automotivo para realizar a manutenção do sistema a cada 6 meses. Ela irá verificar as mangueiras, pressão do gás e o filtro de partículas que, quando está muito sujo, atrapalha significativamente sua autonomia. 

  1. Circulação interna ou externa? 

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à circulação do ar-condicionado. Sendo assim, a função interna impede que a troca do ar de dentro do carro seja feita com o meio externo. Essa é a melhor alternativa para usar em centros urbanos (devido à poluição), em estradas empoeiradas ou quando se está atrás de um caminhão.

Além disso, essa função acelera o processo de refrigeração. Contudo, é importante variar entre a interna e externa, para que seja possível renovar o ar.

Inclusive, usar somente a circulação interna por muito tempo pode ser até mesmo perigoso para os ocupantes, deixando o ambiente com pouco oxigênio e acumulando CO2. Isso pode dificultar a respiração, além de causar sonolência.  

  1. Potência ideal

Outro ponto que gera dúvidas nas pessoas é em relação à potência do ar-condicionado e sua relação com o consumo de combustível. É importante deixar claro que a velocidade e temperatura do aparelho não faz diferença, podendo utilizá-lo no máximo ou mínimo, pois o consumo é praticamente o mesmo.

Isso também é válido para a ventilação. Se está no mais fraco ou no mais forte, a única diferença é a quantidade e força do vento, não alterando em nada o consumo de combustível. 

  1. Melhore seu desempenho

O ideal é utilizar sempre o ar-condicionado com o motor do carro ligado, pois além de evitar a fadiga do sistema, isso também melhora seu desempenho. Como falamos, é importante que ele seja ligado pelo menos um dia na semana por alguns minutos, inclusive no inverno.

Além disso, a umidade acumulada é a principal responsável pelo surgimento de fungos e bactérias. Por isso, é importante desligar o ar e deixá-lo ventilando alguns minutos antes de finalizar o trajeto. 

Então, agora que você sabe como usar o ar-condicionado da melhor forma, já pode colocar nossas dicas em prática. É importante ter em mente que ele aumenta o consumo de combustível, mas isso não significa que não possa ser utilizado.

Afinal, como falamos, algumas formas de uso podem otimizar seu funcionamento, garantindo melhor custo-benefício, mas sem deixar de lado o conforto no dia a dia. 

Para outros conteúdos como este, veja mais em nosso Blog.

Publicado em Blog
Etiquetas