A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais sendo discutido e valorizado, fazendo com que surjam diversos itens para atender a demanda da população e do planeta. Nesse sentido, os carros híbridos são uma alternativa viável para quem deseja ser mais sustentável, mas não possui os recursos necessários para investir em um carro totalmente elétrico.
Esse modelo possui dois motores, um que funciona com combustível comum e outro por eletricidade. Ainda que não seja mais uma novidade, é comum surgirem dúvidas sobre o carro híbrido. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar mais sobre ele. Vamos lá?
O que são carros híbridos?
Como já introduzimos, o carro híbrido é um veículo que utiliza dois tipos de motorização para se locomover: a elétrica e a combustão. Existem diferentes modelos, mas todos eles gastam muito menos gasolina e não dependem de tomadas para funcionar, sendo considerado a união do melhor dos dois mundos.
Quais são os tipos de carros híbridos?
Existem três tipos de carros híbridos: os híbridos-leves, os híbridos convencionais e os híbridos plug-in. É muito importante conhecer as diferenças entre os tipos para não ser surpreendido.
Os híbridos-leves são aqueles em que um pequeno motor elétrico de 11kW com tensão de 15V, 30V ou 48V atua em apenas arrancadas e frenagens, oferecendo maior agilidade ao automóvel e economia de combustível.
Além disso, parte da energia gerada pelo propulsor zero emissão é transferida para as demais partes do veículo, como ar-condicionado, sistema de som e pacotes de segurança.
Já os híbridos convencionais, também conhecidos como full hybrid, são aqueles em que o motor elétrico tem maior ação para o funcionamento do carro, dividindo a responsabilidade de movimentá-lo com o propulsor a combustão.
A bateria é um pouco maior quando comparada com a instalada em variantes leves, proporcionando, por exemplo, momentos de locomoção 100% elétrica, quando a velocidade está menor ou de cruzeiro na estrada.
Já os híbridos plug-in são os carros mais parecidos com o modelo 100% elétrico. Aqui, as baterias passam os 10 kWh e promovem aos veículos a condição de se locomover por grandes distâncias e a uma velocidade razoável somente com o abastecimento da bateria e de seus propulsores zero emissão.
Ainda que custe mais que os outros estilos de carros híbridos, esses veículos são os que mais oferecem vantagens do ponto de vista de desempenho e economia de combustível.
Como os carros híbridos recarregam a bateria?
Os carros híbridos podem recarregar a bateria de outras duas formas. Nos modelos mais simples, isso acontece apenas pela energia das frenagens e pelo motor a combustão.
No entanto, os mais modernos e luxuosos, permitem carregar as baterias na tomada, como em um carro 100% elétrico, conhecido como híbrido plug-in, que citamos acima.
Já o híbrido leve, possui geradores pequenos, responsáveis por dar uma “forcinha” para o motor a combustão trabalhar menos e economizar combustível em certas situações. Inclusive, o consumo pode ser até 10% menor.
Quais as vantagens de um carro híbrido?
A principal e mais óbvia vantagem em ter um carro híbrido é a economia de gasolina e/ou álcool.
Afinal, em um país onde os combustíveis estão cada vez mais caros, contar com um veículo eletrificado não apenas ameniza os gastos de reabastecimento, como também é ainda mais benéfico ao meio ambiente no longo prazo.
Isso porque, as emissões de gases são bem menores e compensam a poluição que é liberada durante a fabricação das baterias.
Contudo, mais do que ecologicamente corretos e econômicos, os híbridos também são carros confortáveis para guiar e, dependendo do caso, possuem desempenho idêntico ao de modelos considerados esportivos.
Por fim, ainda vale lembrar que eles são, geralmente, muito seguros e possuem bom pacote de equipamentos. Afinal, estão sempre posicionados como topos de gama de suas linhas.
Os carros híbridos no Brasil
Os carros totalmente elétricos são caros no Brasil, mas os híbridos ficam cada vez mais acessíveis. Isso fez com que as vendas aumentassem significativamente entre 2019 e 2020, sendo que a maior parte do volume foi comercializada pela Toyota, com os modelos Corolla e Corolla Cross.
Além da japonesa, a Volvo também oferece uma linha diversificada de carros híbridos para o mercado brasileiro, sendo diferentes da Toyota por serem do tipo plug-in hybrid, com baterias que podem ser recarregadas na tomada. O mais vendido é o SUV XC40, seguido dos sedãs S60 e S90.
Por fim, existem outras fabricantes de carros de luxo que também vendem modelos com motor elétrico no Brasil, como Porsche, BMW, Audi e Mercedes.
Vale a pena ter um carro híbrido?
Ainda que sejam caros e precisam ser mais popularizados no Brasil, os carros híbridos são excelentes para quem quer maior economia a longo prazo e contribuir com o meio ambiente.
Portanto, mesmo que sejam mais caros de início, com a alta dos combustíveis os valores realmente compensam.
Para outros temas como este confira o nosso Blog!