Se você é amante de carros e velocidade, com certeza conhece a famosa marca alemã Mercedes-Benz. Afinal, ela foi pioneira na história automotiva e até os dias de hoje mantém o espírito de revolucionar o mercado com as diversas e constantes inovações em suas linhas.
Inclusive, são poucas as marcas ao redor do mundo que possuem mais de um século de história com tanto sucesso como ela. Contudo, ainda assim, muitos não conhecem nem um terço de tudo o que aconteceu e, pensando nisso, no post de hoje vamos contar a história da marca de automóveis premium alemã.
O início da Mercedes Benz
Um fato interessante é que a história da Mercedes-Benz começou bem antes de seu lançamento oficial, em 1924. Então, para isso, devemos falar sobre Gottlieb Daimler e Carl Benz, os grandes responsáveis pela criação da marca e por construírem, de forma paralela, os primeiros automóveis motorizados do planeta.
Em 1871, Carl Benz construiu o primeiro veículo com três rodas movido por um motor de combustão interna, e em 1891 também desenvolveu o primeiro carro com quatro rodas. A partir disso, ele criou a Benz & Cia., a primeira linha de montagem de automóveis e a maior do mundo no início do século XX.
Já Gottlieb Daimler, em conjunto com seu parceiro na época, Wilhelm Maybach, construiu em 1885 o primeiro protótipo de um motor movido a gás, sendo que no ano seguinte, a dupla uniu seu motor a uma carroça, criando assim, o primeiro carro a gás. Então, em 1890, eles fundaram a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), passando também a produzir veículos para comercialização.
Portanto, nesse ponto da história, Benz & Cia. E a DMG eram as maiores rivais no setor de automóveis.
A junção dos mais fortes
Em 1926, a situação econômica não era a melhor, sendo que a indústria estava sofrendo em demasia após a Primeira Guerra Mundial. Então, pensando de maneira estratégica, Daimler e Benz uniram suas forças, fazendo com que as duas maiores montadoras da época se tornassem uma só, com o nome de Daimler Benz AG.
Nesse período, a montadora era responsável pelo desenvolvimento de motores, automóveis e também de caminhões.
Símbolo da Marca
O famoso símbolo de estrela da marca teve um nascimento bastante interessante. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, que fabricava motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.
Ela foi inspirada em uma figura que ele mesmo havia desenhado num postal, que o remeteu à sua esposa com o comentário de que um dia a estrela iria brilhar sobre sua obra.
Com o passar dos anos, o símbolo passou por várias alterações, é claro. Em 1923 foi acrescentado o círculo e, três anos depois, com a fusão das empresas, a cora de louros foi incluída. Mas, a forma definitiva e usada até os dias de hoje foi adotada em 1933, seguindo sem qualquer alteração.
Surgimento do nome
O nome Mercedes surgiu de maneira inusitada, sendo que o episódio responsável por ele foi bastante curioso. Tudo aconteceu por causa de um europeu rico e empreendedor no ramo de automóveis, Emil Jellinek. Isso porque, em abril de 1900, a DMG assinou um contrato de distribuição de veículos e motores, sendo solicitado por Emil que o nome de um automóvel fosse Mercedes 35HP, em homenagem à sua filha, que se chamava Mercedes. Em troca, Emil encomendou 36 veículos pelo preço total de 550 mil marcos, que, atualmente custariam cerca de 5,5 milhões de reais.
O primeiro “Mercedes” foi desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG e fez um grande sucesso no início do século. Afinal, suas características representavam a riqueza em inovações, tornando-se o primeiro automóvel moderno.
Os pontos de destaque foram os baixos pontos de apoio, quadro de aço prensado, motor leve de alto desempenho e radiador tipo colmeia.
Então, em meados de 1901, a Daimler adota o nome Mercedes como o de sua marca. Mas, com a fusão da DMG e Benz & Cia., Karl decidiu então acrescentar “Benz” ao final.
Mercedes-Benz no Brasil
No Brasil, a história da marca começou na década de 50, sendo que a produção era voltada somente para a produção de caminhões. Inclusive, foi assim que nasceu a primeira fábrica, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, desenvolvendo o primeiro modelo L-312, que foi um verdadeiro sucesso. Além disso, essa foi a primeira fábrica da história da marca a se instalar fora da Alemanha.
Mas, além da produção de caminhões, a história da Mercedes foi marcada por outros eventos, como a abertura para importação de veículos de luxo, que fazem parte da linha premium, considerada a mais desejada entre os amantes de carros. Portanto, para quem quer investir nos modelos mais desejados da história, conseguirá encontrar excelentes opções.
Para outros conteúdos como este, veja mais em nosso Blog.