A sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido ao redor de todo o mundo, gerando ideias interessantes e que podem contribuir com o meio ambiente e o dia a dia das pessoas.
Nesse sentido, os carros elétricos são uma alternativa para reduzir a utilização de automóveis que se locomovem por meio de combustíveis produzidos com recursos naturais não renováveis.
Como consequência, promovem maior economia, visto que não precisam ser abastecidos.
Há alguns anos, esse modelo de veículo se tornou prioridade em diversos países e vem ganhando cada vez mais destaque no mercado nacional, por alguns conhecidos como carro de luxo.
Ainda que não sejam tão comuns, a frota vem crescendo constantemente. No entanto, assim como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens em adquirir um carro 100% elétrico, e pensando nisso, preparamos o post de hoje com as principais dicas para te ajudar a entender melhor sobre o assunto.
Como funciona o carro elétrico 100% elétrico?
Antes de falarmos sobre vantagens e desvantagens, é importante explicar como o carro elétrico funciona. Sendo assim, como o próprio nome sugere, esse modelo é movido apenas pela eletricidade, podendo ter um ou mais motores, e dependendo da energia elétrica das baterias para funcionar.
Portanto, os carros elétricos funcionam com a corrente elétrica e dependem totalmente do trabalho em conjunto de quatro itens importantes: bateria recarregável responsável por armazenar energia elétrica; inversor para converter a corrente elétrica em corrente alternada; motor de indução para fazer o carro funcionar; sistemas de recuperação de energia para garantir o funcionamento do automóvel.
Quais são as vantagens dos carros elétricos no Brasil?
Os carros elétricos possuem diversas vantagens e não é à toa que recebem cada vez mais investimentos. Conheça abaixo as principais:
Sustentabilidade
Pelo fato de não precisar de combustíveis fósseis, o carro elétrico não polui de forma direta, não eliminando gases tóxicos na atmosfera durante a circulação. Isso é muito importante, pois os combustíveis fósseis são muito nocivos ao meio ambiente e também para a saúde das pessoas.
Economia
A tendência é que o preço do combustível suba cada vez mais, visto que é um recurso não renovável. Por outro lado, a energia elétrica está sendo produzida de modo cada vez mais barato, limpo e renovável, sendo um grande potencial para reduzir o custo ao abastecer o veículo.
Eficiência
Outro ponto importante é que a economia também é garantida pela eficiência do modelo. Por ser mecânico, o motor a combustão naturalmente perde parte da força gerada em seu sistema. Já o motor elétrico oferece praticamente toda a energia disponível para ser convertida em potência.
Segurança
Com um motor menor que o de combustão, os carros elétricos, geralmente, mantêm esse sistema todo abaixo do assoalho do carro e conectado diretamente às rodas.
Com isso, possuem um centro de gravidade mais centralizado e próximo ao chão, oferecendo controle total e dirigibilidade para o motorista.
Menos impostos
Além de economizar com combustível, o carro elétrico também tem menor custo em relação a certos impostos, como o IPVA. Além disso, o Imposto de Importação para veículos elétricos foi zerado em 2014 pelo Governo Federal.
Quais são as desvantagens do carro elétrico?
Em relação aos pontos negativos desse modelo, a maior parte está ligada à maturidade do desenvolvimento desse tipo de sistema.
Afinal, as pesquisas ainda são recentes comparadas com a centena de anos de combustíveis fósseis. Contudo, a tendência é que evoluam cada vez mais. De qualquer forma, entenda melhor abaixo:
Autonomia
Ainda que haja diversos estudos para melhorar esse ponto, os carros elétricos ainda possuem baixa autonomia quando comparados com os modelos convencionais. Nesse sentido, os modelos elétricos ainda estão restritos ao contexto urbano, sem poder percorrer longas distâncias.
Preço
O preço de um carro 100% elétrico no Brasil ainda é um desafio que precisa ser superado, visto que possui valor muito superior aos modelos equivalentes movidos por gasolina ou álcool. Isso se deve pelo alto custo de fabricação da bateria.
Pontos de recarga
Ainda que utilize exclusivamente a rede elétrica, não é possível aproveitar a tomada de sua casa para carregar o carro, exigindo um sistema especial que pode ser instalado na residência ou estar presente em postos de combustível. Contudo, como a demanda ainda é pequena, não é fácil encontrar estabelecimentos que ofereçam essa opção.
Tempo de recarga
Ao contrário dos combustíveis fósseis, que enchem o tanque em um ou dois minutos, os carros elétricos podem exigir algumas horas para uma carga completa, dependendo do modelo e da corrente disponível. No entanto, com o tempo todos esses itens serão melhorados.
Vale a pena ter carro elétrico?
É fato que a consciência ambiental só aumenta, assim como os preços dos combustíveis no Brasil. Portanto, a tendência é que os carros a combustão sejam menos fabricados e abram espaço para os modelos elétricos.
Ainda que possua um valor mais elevado em comparação com os automóveis convencionais, em breve isso pode mudar, visto que a produção irá ganhar ainda mais força.